Jericoacoara é o paraíso no meio das areias do Ceará. Um lugar onde o vento controla o tempo, o clima, o humor e a vida. De difícil acesso, o jeito mais fácil de chegar com criança em Jeri é fretar um veículo 4x4 que faz o transfer do aeroporto de Fortaleza até a recepção da sua pousada. Após 5 horas de estrada você chega em Jijoca de Jericoacora, um vilarejo em meio as dunas cearenses. E o lugar é de tirar o fôlego mesmo. Jeri é quente, divertida, tem seu charme e venta, venta muito. Por isso, quatro itens que não podem faltar na mala são o protetor solar, um par de chinelos e uma boa canga para te proteger das constantes rajadas de areia. 

Todos os passeios turísticos oferecidos em Jeri valem a pena. Diariamente bugeiros levam pessoas pro lugares paradisíacos da região. Fomos a Lagoa azul,  Lagoa Paraíso, Por do sol nas Dunas, Cavalo Marinho e tudo foi maralhivoso. Mas o que mais gostamos foi da Lagoa Paraíso. Contrate um bugeiro com quem simpatizar, afinal de contas você vai passar seus dias ao lado dele. Além disso ele é quem vai te levar nos bares e restaurantes da região. Normalmente as pousadas indicam pessoas que fornecem esse serviço.

A noite na Vila é bem agradável. Comemos e bebemos em bons lugares. O samba Rock Café tem uma ótima localização, fica bem na Praça central, então tomamos um drink enquanto Ana brincava livremente na pracinha. Com a gente sempre de olho, claro. De sobremesa, tomamos um sorvete maravilhoso na Gelato e Grano. Um outro dia comemos no italiano Leonardo da Vinci, que também foi muito bom. Tudo fica localizado bem na pracinha central da vila.

Vila de Jericoacora

Vila de Jericoacora

Se locomover na Vila com criança não é fácil. Imagine você andar numa areia fofa, com um sol de 40 graus na cabeça e ainda correr o risco de carregar seu filho no colo. O melhor é usar as charretes. Mas use só quando achar que é extremamente necessário, a fim de poupar os animais que fazem esse trabalho.

Ficamos 10 dias em Jeri e opamos por primeiro ficar na pousada Vila Bela vista, no vilarejo, por um custo mais em conta e também para conhecer a Vila. Depois nos mudamos para um num lugar mais afastado. Fomos então para a Paria do Preá e ficamos no Rancho do Peixe, um capítulo a parte nessa viagem. Cada quarto da pousada é um bangalô de madeira suspensa e telhado de palha, assim como são as casas dos pescadores da região. O complexo conta com piscina, bar da praia, pizzaria, um restaurante maravilhoso.  Além disso, também é uma escola de kite surf e atrai gente do mundo todo que busca ventos fortes para surfar ondas e voar sobre o Atlântico.

Rancho do Peixe - Rua da Praia, S/N | Praia Do Prea (12 Km From Jericoacoara), Preá, Ceará 62595-000, Brasil

Rancho do Peixe - Rua da Praia, S/N | Praia Do Prea (12 Km From Jericoacoara), Preá, Ceará 62595-000, Brasil

Rancho do Peixe - Rua da Praia, S/N | Praia Do Prea (12 Km From Jericoacoara), Preá, Ceará 62595-000, Brasil

Com certeza voltaremos a Jeri e queremos conhecer ainda mais o litoral cearense. Queremos fazer uma aula de kite e tentar entender porque existe gente de todas as idades praticando. E queremos para deixar os pensamentos e as preocupações irem embora com o vento do Ceará.

ONDE FICAR: Pousada Bela Vista - http://www.vilabelavista.com/

Rua dos Coqueiros 1000, Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara, Ceará 62598-000, Brasil

ONDE FICAR: Rancho do Peixe - http://ranchodopeixe.com.br/

Rua da Praia, S/N | Praia Do Prea (12 Km From Jericoacoara), Preá, Ceará 62595-000, Brasil

Comment