Cabo Polônio é um vilarejo que fica no litoral norte da costa Uruguaia. Essa vila é um pequeno paraíso dentro do Parque Nacional de mesmo nome, no distrito de Rocha. É um lugar onde a simplicidade reina e a natureza dita o tempo das coisas. Não tem energia elétrica nem internet. Gosto de lugares que não tem luz, porque nos obrigam a ficar off line. E acho que vilas assim nos colocam num outro ritmo, e nos dá a real dimensão da vida.

Playa Norte - La Calavela

Playa Norte - La Calavela

A vila de pescadores é um braço de terra meio do Oceano Atlântico que divide Cabo Polônio em duas praias.  Na Playa Sur, o mar é mais agitado e na Playa Norte, também conhecida como La Calavera,  o mar é calminho e ideal para crianças. Vale a pena subir no Farol para ver a cidade lá de cima. Realmente é um paraíso isolado por dunas e pelo Oceano Atlântico. Um lugar especial e peculiar, com arquitetura simples de pequenas casas em meio a pedras, grama verdinha e areia.

Os lobos são os verdadeiros donos. Eles dominam as pedras na ponta central. Lá encontra-se a maior população da espécie do mundo. E podemos observá-los de perto. Sem tocá-los e muito menos alimentá-los, é claro! Dizem que são fedorentos, mas acho que quando a gente foi eles estavam limpinhos, porque não sentimos nada. Na verdade ficamos hipnotizados por eles.

O acesso à vila deve ser feito por jardineira, uma espécie de caminhão 4x4 que é usado como transporte oficial até o cabo. Como estávamos percorrendo o Uruguai de carro, deixamos ele num estacionamento pago na entrada do Parque. Muitas pessoas vão para Cabo Polônio apenas para passar o dia. Mas eu aconselho você a se hospedar pelo menos por duas noites.  Fomos no verão e ficamos na Hosteria La Perla. O quarto que ficamos era mini, mas o pousada tem uma bela localização e um ótimo restaurante. Faça sua reversa com antecedência porque existem pouquíssimas pousadas disponíveis na alta temporada. Você pode alugar uma casa no Airbnb se preferir.

Onde Ficar: Hosteria La Perla

http://laperladelcabo.com/

Gostou da nossa viagem? Então escreve pra gente que customizamos seu destino de um jeito não convencional e sem correrias. E se você quiser, vamos junto fotografar tudo pra você.

Comment